quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Passado, Presente e Futuro



Passado. É o que já se passou, o que ficou pra trás. Dele não há nada a se esperar, apenas serve de combustível para as nossas lembranças (boas ou más). Quando falamos do passado, pensamos em voltar os olhos ás coisas que se foram e que não podem ser mudadas mais. E quando fazemos isso, automaticamente tiramos os olhos do presente e do futuro, pois só podemos olhar para um lugar por vez... Se as nossas atitudes foram boas, o passado será uma grata lembrança a aquecer o nosso coração com a satisfação do dever cumprido. Mas esse mesmo passado pode se tornar um grande tormento, se as nossas atitudes não foram de acordo com aquilo que é certo. São os famosos “fantasmas” que sempre insistem em nos assustar. Devemos tomar muito cuidado como tipo de relação que mantemos com o nosso passado: ignorá-lo não é sábio; ficar constantemente vivendo dele também é pouco proveitoso (esses são os que vivem dizendo: “no meu tempo era diferente”).


Presente. É o tempo que Deus está dando agora. É esse exato momento em que você está lendo essas linhas, com o seu computador conectado á Internet. Até mesmo as linhas de cima, que acabaram de ser lidas já pertencem ao passado; as que você está lendo agora são o presente. É o aqui e agora. Vamos viver o presente, aprendendo com o passado. Que tal se a gente conseguisse viver um presente melhor, a fim de garantirmos um futuro melhor? Daí, quando olhássemos para trás teríamos boas lembranças. Parece fácil, não é? A gente poderia viver o dia de hoje, o presente, como se fosse o último dia de vida dado por Deus, para fazermos as coisas melhor.


Futuro. É o nosso grande desconhecido, o novo, que ainda está por vir. Com a chegada do fim de ano, surgem muitos advinhos e “videntes” tentando predizer o futuro. Que bobagem! O futuro das nossas vidas está nas mãos de Deus, e todos os nossos dias estão em Suas mãos, e nada, absolutamente nada poderá acontecer por “sorte”, “azar” ou “por engano” ou “acaso”. Não. Deus sabe de todas coisas, pois Ele está no controle!


Mauricio Boehme

Nenhum comentário: