quarta-feira, 18 de março de 2009

A história por trás da "Essência da Adoração"


Se eu fosse fazer uma lista das músicas que eu mais gosto, com certeza entre essas "Top Ten" estaria "Heart of Worship" (A Essência da Adoração) de Matt Redman. É uma das que mais me toca profundamente, e cantá-la é uma oração sincera e profunda a Deus. Existe algo de especial nessa música, e acabei descobrindo o que é... ela é fruto de uma profunda experiência de vida!

O lance todo é o seguinte: essa música surgiu no final dos anos 90 na Igreja em que Matt congregava, a Soul Survivor em Watford - Inglaterra. A Igreja passava por uma fase difícil, e o pastor percebeu que o foco da equipe de louvor estava se distanciando do que deveria ser o "centro" de tudo. Prá começar o pastor resolver desligar todo o equipamento e todos os intrumentos, fazendo com que a Igreja louvasse apenas com as vozes. Imagine o impacto disso para o orgulho dos músicos desfocados... haha.


A intenção do pastor, Mike Pilavachi, era que as pessoas experimentassem ofertar algo a Deus através da adoração, e não apenas virem "consumir" música nos cultos. Apesar dessa decisão trazer certo embaraço no começo, logo o povo se acostumou a cantar á "capella", e todos experimentaram algo novo e vivo. Mais á frente o pastor devolveu os equipamentos e os instrumentos, e a equipe teve uma nova perspectiva do era realmente "adorar a Deus". Todos perceberam que era mais que música!


Além disso, Rick Warren conta no seu livro "Uma Vida com Propósitos" que Matt Redman e todos os demais músicos tiveram que encontrar um outra maneira de adorar a Deus que não fosse com a música. Alguns adoraram a Deus servindo aos pobres; outros ajudaram orfanatos; outros foram limpar a casa de alguém impossibilitado. Enfim, "se viraram nos 30"!


Esse é o pano de fundo da maravilhosa letra de 'Heart of Worship":

Quando o som se vai
Não há mais nada prá fazer

Me achego a Você

Quero lhe trazer algo de valor

Prá Lhe agradecer

Mais que uma canção Lhe trarei

Uma canção por si só

Você não espera de mim

Você me sonda Senhor, e eu não posso me ocultar

Você vê o meu coração


Eu volto á essência da adoração

E a essência é Você, a essência é Você Jesus

Perdoa tudo o que eu fiz prá mim

Já que a essência é Você, a essência é Você Jesus


Rei de tal valor, ninguém pode expressar o quão digno és

Pobre e fraco eu sou, e o que tenho é tudo Seu

Mesmo o respirar


Maurício "quero focar nessa Essência" Boehme

Nenhum comentário: