sexta-feira, 1 de maio de 2009

Antes de partir


O filme já tem alguns anos, mas ontem o assisti novamente. Não pude conter a emoção da história! Quantas lições podemos tirar para a vida diária! É emocionante ver o personagem de Jack Nicholson no velório do amigo dizer que a sua vida havia sido salva pelo exemplo do amigo morto.

Ao listarem aqueles 10 desejos que deveriam ser realizados "antes de partir', eles nos dão grandes lições de vida. Ah, se a gente entendesse o valor das pequenas coisas, da amizade, das pessoas! Porque somente á beira da morte entendemos o que realmente tem valor nessa vida e aquilo que é secundário? Eu queria poder viver isso a cada dia, entender a brevidade dos dias e fazer com que cada dia vivido fosse tão intenso como se fosse o último. Mas infelizmente não consigo.

O escritor Rick Warren nos conta em seu livro "Uma Vida com Propósitos" que não devemos deixar para dar valor ás coisas que mais importam quando estivermos perto demais do fim. Ele cita um exemplo de alguém que, em fase terminal, não deseja rever suas obras de arte, nem seus quadros preciosos, nem as escrituras de suas propriedades, nem mesmo ser levado para dar uma volta em seus potentes automóveis. Quando alguém se encontra em fase terminal, essa pessoa quer rever o irmão que a muito tempo não vê, quer abraçar os filhos e netos, quer a companhia das pessoas!

Eu quero descobrir o que é importante nesse mundo. Quero deixar o supérfulo de lado e viver para aquilo que é essencial. Oro para que Deus me dê sabedoria para gastar meu tempo, minha saúde, meus recursos e tudo o que tenho e sou naquilo que realmente importa... antes de partir!

Maurício "pensando na partida" Boehme

Nenhum comentário: