sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Você sabe o que é PARADOXO?


Lutero descobriu que a chave para entendermos a verdade bíblica à luz da morte de Jesus é que Deus agora fala por meio de um paradoxo. Paradoxo é uma declaração que parece ser contraditória, mas na realidade apresenta uma verdade profunda. Por exemplo, Cristo disse que quem acha a sua vida perdê-la-á (Mateus 10:39). Para a maioria de nós isso parece confuso. Mas está claro o que Jesus queria dizer. Para encontrar a verdadeira vida, devemos abrir mão de nossa independência e entregar nossas vidas a Ele.

Preste muita atenção. Se quero entender a Bíblia hoje, preciso aprender a pensar usando paradoxos. O paradoxo é que Deus faz as coisas usando o seu oposto. Ele faz algo surgir do nada. Ele ganha quando perde. Ele nos exalta quando nos humilhamos. Ele transforma as sextas-feiras da paixão em domingos de páscoa. Ele age de maneira oposta ao que a humanidade espera, segundo a lógica, que um Deus onipotente agiria.

Lutero ajudou a restaurar o amor pela verdade bíblica ao colocar a cruz de Cristo no centro da teologia cristã. Durante séculos, a teologia medieval tentou conciliar a filosofia grega com a teologia genuinamente cristã. O estado doentio da Igreja fez Lutero ver que essa tentativa havia fracassado. Enquanto estudava as epístolas de Romanos e Coríntios, ele descobriu um fato surpreendente: Deus trabalha usando opostos. A única salvação segura é aquela que renuncia às obras. A força de Cristo foi revelada na sua morte. Quando estamos fracos é que somos fortes. Lutero viu que o evangelho estava recheado de paradoxos.

Se não entendermos essa idéia central do paradoxo divino, as verdade profundas da Bíblia não estarão ao nosso alcance.

Trecho de "Lições de Mestre - 10 insights para a edificação da Igreja Local" de Mark Shaw, Editora Mundo Cristão.

Nenhum comentário: