terça-feira, 24 de agosto de 2010

NÃO - Uma palavra positiva!


Tenho percebido como muitos de nós tem dificuldade em dizer NÃO. O "não" é uma negação, recusa, algo associado ao aspecto negativo. Mas ultimamente tenho percebido que, em muitas vezes, dizer "não" é algo extremamente positivo!

Precisamos aprender a dizer "não". Não podemos e nem devemos dizer "sim"a tudo e a todos em todo o tempo. O "não"embora tenha essa aparência negativa, possui um aspecto altamente positivo. Precisamos dizer mais "nãos". O que mais me surpreende nos dias de hoje é que as pessoas não querem dizer "não", e por isso tem pago um alto preço. Os pais, os amigos, os pastores, todos nós precisamos aprender a dizer "não". Não podemos concordar com todas as opiniões, não podemos aceitar todos os convites, não podemos abrir a nossa casa a todos.

Recentemente ouvi de uma família o triste reconhecimento de que muitas das infelicidades que os filhos estão passando se deve ao fato de que os pais não souberam dizer "não", naquela ânsia de agradar os filhos. Deram tudo, e acabaram estragando as crianças.

Dizer "não" pode ser positivo. Eu não posso querer resolver tudo, nem todos os problemas das pessoas. Existem normas, regras, limites a serem seguidos. E por isso, muitas vezes o que quero irá esbarrar nessas regras e limites. Deus também me diz muitos "nãos", e todos eles são para mim respostas positivas! Pense nisso.

Maurício "NÃO" Boehme.

Nenhum comentário: