domingo, 14 de agosto de 2011

Foi bom prá você?


A vida cristã, salvo raríssimas exceções, é uma vida egoísta. Achamos que somos o centro de todas as coisas, pensamos que tudo gira ao nosso redor, pensamos que nesse mundo só existem as nossas necessidades. Ser "cristão" seria, por definição, ter uma vida marcada pela ausência do egoísmo. Mas infelizmente não é isso que vemos. Triste constatação.

Isso é tão verdade que nos aspectos mais primários da nossa vida cristã percebemos o nosso egoísmo. Quando oramos, praticamente boa parte do tempo gasto é com pedidos; e boa parte dos pedidos feitos é para nossa própria vida. Se der tempo, oramos em favor dos demais. É o MEU serviço, é a MINHA necessidade, é a MINHA felicidade... meu, minha, meu, meu... O aspecto comunitário "nós" foi totalmente esquecido. O Deus que EU sirvo é o GOD 2.0, que funciona bem para os tempos modernos onde a individualidade reina. O Deus da Bíblia, versão "O GRANDE EU SOU" que se agrada da coletividade, este está ultrapasssado.

Quando chegamos no templo para os cultos de domingo, é aí que o bicho pega mais ainda. Tudo tem que estar ao MEU gosto: a iluminação, a decoração, as músicas, a pregação. Não se fala mais aquele lance antigo de "entrar para adorar". A programação toda tem que estar ao meu gosto, senão "não gosto"! Quantas vezes você não se pegou falando prá si mesmo, ou para outros, "hoje o culto estava uma bênção!". Bênção prá quem? Prá mim? Prá você? O que Deus achou de tudo isso?

Estou tentando mudar meus conceitos de vida cristã. Não vivo prá mim mesmo, mas para Aquele que deu a Sua vida por nós. Sendo assim, a minha vida diária, o meu falar, o meu pensar e até mesmo o "culto" que presto a Ele têm que ser vividos e entendidos de uma ótica diferente: a DELE, e não a "minha". Não posso terminar o dia, ou sair do culto esperando que Deus me diga: "foi bom prá você?". Eu é que tenho que perguntar: Senhor, você se alegrou com a minha vida/culto/pensamento/palavra/agir? Buscar a resposta afirmativa da parte de Deus para essa pergunta, esse é o grande desafio da vida!

Mauricio "foi bom pra você, Deus?" Boehme

Nenhum comentário: